Esquemas

 

 
FLASH  COM  CIRCUITO INTEGRADO
 
 
Nas locomotivas em pátios de manobras é comum aquela luz vermelha acima da cabine com flash para chamar a atenção. Esse circuito é simples e ocupa muito pouco espaço, podendo ser colocado na cabine da máquina.
 
A ponte retificadora possibilita seu funcionamento em qualquer sentido do trem. Utilizar somente lâmpadas incandescentes de 1,5V (miniatura tipo grão de arroz).
 
 
 
 
FLASH COM TRANSISTOR
 
 
Para quem preferir este circuito com transistor tem o mesmo efeito e usa LED, podendo ser montado em ponte de terminais. Tem a vantagem de poder ajustar o tempo das piscas acertando o valor do capacitor com "asterisco" entre os valores de 220KF (.22) e 1MF. Observar a polaridade correta do LED para seu funcionamento.
 
 
 
 
ILUMINAÇÃO DE CARRO COM DIODOS
 
 
Para colocar lâmpadas dentro dos carros é necessário um circuito que administre a tensão propria para lâmpadas de pequeno porte e para que atue nos dois sentidos do trem.
 
Este é um circuito muito simples que, se bem elaborado, consegue luz mesmo com baixa velocidade do trem.
A resistência "R" devera ter um valor que provoque uma queda de tensão suficiente na lâmpada de 1,5 Vcc. Pode-se usar também uma lâmpada em série de 12 ou 16V que atuara como resistência redutora.
 
 
 
 
ILUMINAÇÃO PARA CARRO USANDO REGULADOR
 
 
Este outro circuito usa, para controlar a tensão nas lâmpadas, um regulador de tensão de 5V e tem a vantagem de manter a luminosidade das lâmpadas desde uma tensão de 5V nos trilhos. Também produz um brilho maior uma vez que se usa três lâmpadas de 1,5V.
O capacitor com asterisco poderá ser ajustado para que as lâmpadas não cintilem e mantenham um brilho constante.
 
 
 
 
INDICADOR DE DIREÇÃO
 
Quando necessitar de um indicador de direção ou posição que envolva a troca de polaridade, como por exemplo, o trajeto do trem  de frente ou de ré, usa-se este simples artifício, que é a particularidade do LED de acender num só sentido da corrente.
 
 
 
 
PISCA-PISCA  ALTERNADO
 

Os LEDS piscam alternados na velocidade controlada pelo potenciômetro de 470K. Pode ser usado em um semáforo ou mesmo em uma sinaleira de beira de linha com efeito muito real. Devem ser usados LEDs de cores diferentes como vermelho, verde ou amarelo.

 

 

 

PISCA-PISCA CONTINUO

Circuito simples de ser montado e de grande efeito. Usa-se em sinaleiras onde se deseja efeito de perigo ou de chamar a atenção como, por exemplo, em batentes de fim de linha.
 
Um só circuito pode acionar ao mesmo tempo até 10 sinaleiras observando o valor da resistência "RX" conforme a tabelinha ao lado do circuito.
 
 
 
 
LUZ  CONSTANTE  PARA LOCOMOTIVAS

Este  circuito simples, que é uma modificação dos que já existem nas locomotivas, proporciona um brilho constante no farol seja qual for a velocidade da locomotiva. O elemento básico é o diodo que só deixa passar corrente num sentido e, considerando que ele provoca uma queda de tensão na ordem de 0,65V, os dois diodos em serie e em paralelo com a lâmpada possibilitam que ela acenda com 1,5V.
 
 
 
 
 
FONTE PARA ACIONAR DESVIOS E DESENGATES
 
 

Sofisticado circuito usando SCR que, além de proteger a bobina, proporciona um seguro e potente campo magnético ao ser acionada a chave de pressão "CH". Mesmo que essa fique pressionada, a corrente não circula evitando seu aquecimento e queima. Para outro acionamento a chave deverá ser pressionada novamente, sem a necessidade de intervalos de tempo como os necessários nos sistemas de eletrolíticos.